1937 | PROENÇA, E - Colcha de retalhos, Imprensa Comercial, SP |
1940 | AZEVEDO, L. H. Correa de - Revista brasileira de musica, fasc. 3, p. 285, RJ, 1940/41 |
1941 | SANTORO, Claudio - "Considerações em torno da musica brasileira contemporânea", revista Musica Viva, RJ, março, 1941 |
1941 | SANTORO, Claudio - "Considerações em torno da musica contemporânea nacional", revista Música Viva, RJ, Abril/Maio, 1941 |
1942 | ALMEIDA, Renato, História da musica brasileira, F. Briguiet Editores, RJ |
1945 | SLONIMSKY, Nicolas - The music of Latin America, Thomas Cromwell Co., New York, 1945; version para o espanhol, Editora Ateneo de Buenos Aires, sob o título La musica latinoamericana, 1947 |
1948 | ACQUARONE, Francisco - História da musica brasileira. Livraria Francisco Alves, RJ |
1948 | ALMEIDA, Renato - Compêndio de história da musica brasileira, F. Briguiet Editores, RJ |
1948 | MARIZ, Vasco - Figuras da musica contemporânea, Imprensa Portuguesa, Porto, 1948: Editora da Universidade de Brasília, 1970 |
1948 | SANTORO, Claudio - "Problemas da musica contemporânea brasileira em face das resoluções e apelo do Congresso de Compositores de Praga", revista Fundamentos, SP, agosto, 1948 |
1949 | SANTORO, Claudio - "Problemas da musica contemporânea e o fato histórico social", revista Contraponto, Recife, ano III, no 10 |
1949 | SANTORO, Claudio - "Problemas de musica contemporânea", revista Fundamentos, SP, Março/Abril, 1949 |
1950 | AZEVEDO, L. H. Correa de - Música e músicos do Brazil, Casa do Estudante do Brazil, RJ |
1950 | MARIZ, Vasco - Vida musical (1a série), Lello Editores, Porto |
1952 | AZEVEDO, L. H. Correa de; MATTOS, Cleofe P. de; PEQUENO, Mercedes dos Reis; Bibliografia musical brasileira (1820-1950), Instituto Nacional do Livro (MEC), RJ |
1952 |
MURICY, Andrade; AZEVEDO, L.H. Correa de; FRANÇA, Eurico Nogueira;
ALMEIDA, Renato; MARIZ, Vasco - Música brasileira contemporânea (estudos), Editorial Apis, Rosário, Argentina |
1953 | FRANÇA, Eurico Nogueira - A musica no Brazil, Serviço de Documentação (MEC), RJ |
1953 | MOSER, Aloys - Panorame de la musique contemporaine (1947-1953), Editions René Kister et Union Européenne, Genebra/Monaco |
1955 | SANTORO, Claudio - "O VIII Plano Sinfônico dos compositores soviéticos", revista Fundamentos, SP, setembro, outubro, 1955 |
1956 | AZEVEDO, L. H. Correa de - 150 anos de musica no Brazil, Livraria José Olímpio, RJ |
1957 | BANDEIRA, Antônio Rangel - Caixa de music, Serviço de Documentação do MEC, RJ |
1957 | SANTORO, Claudio - " Música brasileira or musica concreta", Notícias de Hoje, SP |
1958 | PAHLEN, Kurt - História universal da music, Edition Melhoramentos, SP, 1958 (1964, 2a. edition) |
1962 | CHASE, Gilbert - A guide to the music of Latin America, Pan American Union and Library of Congress, Washington D.C. |
1962 | ELLMERICH, Luis - Guia da musica e da dança, Editora Boa Leitura S.A. SP |
1962 | SAMUEL, Claude - Panorame de l’art musical contemparain, Culinari, Paris |
1965 | MARIZ, Vasco - Vida musical (2a series), Serviço de Publicações do MRE, RJ |
1965 | VINTON, John - "Current chronicle; analysis of Santoro’s 6th Quartet for Strings", Musical Quartely, vol. 51, New York |
1967 | EMBAIXADA DO BRAZIL - L’art au Brésil, Berna |
1973 | BARROS, Armando de Carvalho - A music, Companhia Americana, RJ, 1973 (1st edition); 1974 (2nd edition) |
1974 | IAFELICE, Carlos - Gênios da music, Livraria Trio, RJ |
1975 | CONTIER, Arnaldo Daraya - A musica brasileira contemporânea (separata dos Anais de História), Ano VII, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, SP |
1977 | ARETZ, Isabel - America Latina en su musica, Unesco, Paris |
1977 | BÉHAGUE, Gérard - Music of Latin America: an introduction, Prentice Hall, New Jersey |
1977 | SOUZA, Márcio - A expressão amazonense, Editora Alfa Ômega, SP |
1977 | CONTIER, Arnaldo Daraya - Música e ideologia no Brasil, Editora Novas Metas Ltda., SP, 1977; 1985, 2a edição revisada e ampliada |
1979 | BÉHAGUE, Gérard - La musica en Latino America, Monte Avila Editores, Caracas |
1981 | NEVES, José Maria - Música contemporânea brasileira, Ricordi Brasileira, SP |
1983 | APPLEBY, David - The music of Brazil, Texas University, Austin |
1983 | GODOY, Mônica de - Claudio Santoro: overview of his piano works and analysis of the fourth piano Sonata (dissertation), Hartt Scholl of Music, 1983; New England Conservatory, 1985, Thesis (D.M.A.) - Boston University, 1994? |
1983 | MAUÉS, Igor Lintz - Música eletroacústica no Brazil: 1956 - 81 (dissertação de mestrado), ECA - USP |
1985 | MARCO, Tomás -Historia general de la musica, vol. IV, "El Siglo XX", Editoras Istmo, Madri |
1985 | MARIZ, Vasco - A canção brasileira, Livraria Progredior, Porto, 1948, com o título "A Canção de Câmara no Brazil"; Nova Fronteira, RJ |
1985 | RODRIGUES, AMARILIS GUIMARÃES. Os recursos expressivos na interpretação da Sonata no. 4 de Claudio Santoro. 13/12/1985, Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
1991 | MAGALHÃES VASCONCELOS, ERICK. The symphony no. 4, "Brasilia," by Carmargo Guarnieri and the symphony no. 6 by Claudio Santoro in Brazilian twentieth-century nationalist symphonic music (Dissertation: Thesis (D.M.A.) - University of Texas at Austin) |
1992 | ABREU, Maria e GUEDES, Zuleika Rosa - O piano na musica brasileira, Editora Movimento, Porto Alegre, RS |
1993 | MAUÉS, Igor Lintz - A musica eletroacústica de Claudio Santoro (tese de doutorado), Universidade de Viena |
1994 | KATER, CARLOS. O programa radiofônico Música Viva. In: Cadernos de Estudo: Educação Musical 4/5. São Paulo: Atravez, |
1994 | MARIZ, Vasco - Claudio Santoro, biografia, Editora Civilização Brasileira, RJ |
1994 | MARIZ, Vasco - História da musica no Brazil, Editora Civilização Brasileira, RJ, 1994; version em espanhol editada pelo Centro de Estudos Brasileiros, Lima, Peru, 1985 |
1994 | SOUZA, Márcio - Breve história da amozônia, Editora Marco Zero, SP |
1995 | CHACON, Araceli - Claudio Santoro: his life and an analysys of the Sonata n. 3 for piano |
1995 | FUNDAÇÃO MOINHO SANTISTA - Prêmio Moinho Santista, quatro décadas de incentivo à Cultura |
1995 | TONINI, Virgínia Maria Bruno de Carvalho. Uma análise estilística de duas obras de Claudio Santoro: Primeira série de 4 peças (1942) e Paulistana no 1 (1953). Monografia apresentada ao Centro de Ciências Humanas e Artes - Departamento de Música e Artes Cênicas. Uberlândia, 1995. 39 p. |
1996 | KUBOTA, MARLY. A sonata na música pianística de Claudio Santoro. 19/04/1996, Mestrado. UFRGS - MÚSICA |
1997 | GANDELMAN, Salomea - Compositores Brasileiros, Editora Relume Dumará, 1997 |
1997 | POTTHOFF, AYRES ESTEMA. A música de câmara com flauta, composta por Claudio Santoro entre 1946 e 1947 uma abordagem fenomenológica. 01/12/1997, 1v. 125p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
1998 | NASCIMENTO, MARIA CRISTINA DO. A Sonata n.3 de Claudio Santoro sob a concepção de um novo Nacionalismo. 01/04/1998. 1v. 101p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
1998 | SANTORO MOREIRA, Fernando José de - O pão de açúcar de cada dia: Perfil do maestro Claudio Santoro. Dialoghi, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1/2, p. 143-146, 1998. |
1999 | MENDES, SERGIO NOGUEIRA. Claudio Santoro e a Expressão Musical Ideológica. 14/05/1999, Mestrado. UNIRIO - MÚSICA |
1999 | ALIMONDA, Heitor. "Lembranças importantes de uma amizade muito importante". Brasiliana. Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música . n. 2. Rio de Janeiro, maio de 1999. pp. 34-37. |
1999 | SALMERON, ROBERTO A. A universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Editora Universidade de Brasília, 1999. ISBN: 85-2300545-5 |
2001 | HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Aplicação da análise Schoenberg-Schenkeriana à Sonata nº 3 para piano de Claudio Santoro. 01/03/2001. 1v. 73p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
2001 | KATER, CARLOS. Música Viva e H. J. Kollreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Atravez |
2001 | LÍVERO DE SOUZA, IRACELE & PASCOAL, MARiA LÚCIA. Claudio Santoro – três prelúdios sobre uma série: um estudo de análise e interpretação, Música HODIE, Vol. 1 - Nº 1/2 - 2001 |
2001 | LINHARES ROSA, ROBERVALDO. Obras Dodecafônicas para Piano de Compositores do Grupo Música Viva: H. J. Kollreutter, Claudio Santoro, C. Guerra-Peixe e Edino Krieger – Uma Proposta Interpretativa. 22/06/2001. (Mestrado). UNIRIO |
2002 | SANTORO, Carlota - "Resgatando Memórias de Claudio Santoro" RJ |
2002 | SOUZA HUE, JOSÉ EDUARDO DE. As Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes: Uma proposta interpretativa. 01/05/2002. 2v. 282p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
2002 | PALHARES, TAÍS HELENA. “Música Viva e Música Nova: um estudo comparativo de duas tendências de vanguarda através da análise de uma obra de Claudio Santoro e uma obra de Gilberto Mendes”, (Mestrado) Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, 2002 |
2002 | VIANEY DOS SANTOS, José. "Thirteen
Canções" : a song cycle by Claudio Santoro (Dissertation: Thesis (M.S.) - Shenandoah University) |
2003 | BELLARD FREIRE, JOÃO MIGUEL. Pianistas e Claudio Santoro: em estudo etnomusicológico. 01/01/2003. 2v. 256p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
2003 | TSI GERBER, DANIELA. Paulistana n.2 de Claudio Santoro: uma análise rítmica. 01/03/2003. 1v. 65p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - MÚSICA |
2003 | LÍVERO DE SOUZA, IRACELE APARECIDA VERA. Santoro: Uma História em Miniaturas - Estudo analítico-interpretativo dos Prelúdios para Piano de Cláudio Santoro. 01/08/2003, 2v. 580p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - ARTES |
2004 | VILLAR CALDEIRA SIMÕES, CLAUDIA MARIA. A "Sinfonia nº 10 Amazonas" de Claudio Santoro e o seu perfil pós-moderno. 01/09/2004, 1v. 175p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA |
2004 | CASTRO CARNEIRO, GYOVANA. Momentos Brasileiros para Piano a Quatro Mãos. 01/04/2004, 1v. 241p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - MÚSICA |
2004 | ACASTRO EGG, ANDRÉ. O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil (anos 40 e 50). 01/09/2004. 2v. 148p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - HISTÓRIA |
2004 | PIMENTEL, BEATRIZ. The piano works of Claudio Santoro a microcosm of his musical style (Dissertation: Thesis (D.M.A.) - University of Houston, 2004) |
2004 | COELHO de SOUZA, Rodolfo. Rigor e liberdade no Quarteto n.o 6 de Claudio Santoro. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2004, 2004, Curitiba. Programa e Resumos do Simpósio de Pesquisa em Música 2004. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da UFPR, 2004. p. 13-14. |
2005 | PALHARES, TAÍS HELENA. "A Menina Exausta de Claudio Santoro: Uma Análise Estrutral, Estética e Ideológica". parte da dissertação de Mestrado. Música HODIE, Vol. 5 - Nº 2 - 2005, (vide 2002) |
2005 | MARQUES DE OLIVEIRA, REINALDO. Claudio Santoro e o Dodecafonismo: Um Procedimento Técnico Singular. 14/10/2005, 1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ARTES |
2005 | SILVA, MICHELLE LAURIA. "As Sonatas para Violino e Piano de Claudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos". (Mestrado) Escola de Música da UFMG, 2005 |
2006 | FARTO CONTESINI DE MATTOS, WLADIMIR. Análise rítmico-prosódica como ferramenta para a performance da canção: um estudo sobre as canções de câmara de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes. (Mestrado) UNESP |
2006 | HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. "Claudio Santoro e os Prelúdios para Piano: Um microcosmos das Técnicas composicionais do século XX", paginas 109 - 120 da Revista da Academia Nacional de Música Volume XVII do ano 2006, ISSN:0103-7439. |
2006 | MARTINS BELÉM VIEIRA, ALICE. O dodecafonismo na 1.a e na 2.a séries de peças de piano de Claudio Santoro. (Mestrado) Escola de Música, Unoversidade Federal de Minas Gerais, 04-2006 |
2007 | MAIBRADA, HELOÍSA. Musical Integration:
The stylistic evolution of the music of Claudio Santoro as observed in his works
for piano. Doutorado, University of Maryland, E.U.A |
2007 | COSTA GOMES, MARIANA. Mediação Música e Sociedade: Uma Análise das Perspectivas Ideológicas e Estéticas de Claudio Santoro, a partir de sua correspondência pessoal. Mestrado, UnB |
2008 | ALMADA, Carlos de Lemos. O dodecafonismo peculiar de Cláudio Santoro: análise do ciclo de canções A Menina Boba. 2008. Disponível em: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/233/213 |
2008 | PEREIRA, ANTONIO CARLOS DE MELLO. CONCERTO PARA VIOLA DE CLÁUDIO
SANTORO. Edição de partitura, redução para viola e piano e subsídios para
interpretação. Mestrado, UNICAMP |
2008 | FRAGA. VINÍCIUS DE SOUSA. Estudo Interpretativo sobre a Fantasia Sul América para Clarineta Solo de Cláudio Santoro. Dissertação de Mestrado, Salvador UFBA, 2008 |
2009 | DAUELSBERG, CLAUDIO. Concerto N° 2 para piano e orquestra, de Claudio Santoro: Análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição, UNIRIO Rio de Janeiro, 2009 |
2009 | FARIAS, ELSON. Claudio Santoro - Cantor do Sol e da Paz. Editora Valer, 2009 ISBN 85-7512-298-3 |
2009 | MENDES, SERGIO NOGUEIRA. O Percurso estilístico de Claudio Santoro: Roteiros divergentes e conjunção final. Doutorado, UNICAMP |
2010 | HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Estética Musical e Realismo Socialista em obras nacionalistas para piano de Claudio Santoro: JANELAS HERMENÊUTICAS. Doutorado , UNIRIO |
2010 | Trefzer Candido, Helder. A Sinfonia 4 de Claudio Santoro. Mestrado, UFRJ. 240 p. |
2010 | MARQUES DE OLIVEIRA, REINALDO. A conclusão cromática em obras de Arnold Schoenberg e Claudio Santoro. Doutorado, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP- ARTES |
2010 | LARSEN, JULIANE CRISTINA. A forma sonata em três obras inaugurais diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição. 139f. Mestrado, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP- ARTES |
2010 | ORNAGHI, Mário André. Claudio Santoro: uma trajetória estético-política (1940-1960). 2010. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel e Licenciado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP |
2010 | BOTELHO DA SILVA SALGADO, MICHEL. Canções de Amor de Claudio Santoro: Análise e contextualização da obra, SP, 2010 USP, Mestrado |
2011 | DAWSON OLIVEIRA RIBEIRO, Hanry. A Figura de Claudio Santoro no cenário musical brasileiro do século XX: Um olhar intimista - Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Música da Faculdade Santa Marcelina, em cumprimento parcial às exigências para obtenção do título de Bacharel em Música (Violino), SP |
2011 | HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Paulistana Nº 1 para Piano de Claudio Santoro : Elementos Nacionalistas e Social Realistas. Música Hodie, v. 10, p. 47-69, 2011 |
2011 | HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Dodecafonismo, nacionalismo e mudanças de rumos: uma análise das 6 Peças para piano de Claudio Santoro e das Miniaturas n. 1 para piano de Guerra-Peixe. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 17, p. 97-132, 2011 |
2011 | LARSEN, Juliane; COELHO de SOUZA, Rodolfo. O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Claudio Santoro. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Goiania: Editora da Anppom, 2011. p. 1794-1799. |
2012 | COELHO de SOUZA, Rodolfo. A recepção das teorias do dodecafonismo no últimos Quartetos de cordas de Claudio Santoro. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v.24, p. 329-350, 2012 |
2012 | COELHO de SOUZA, Rodolfo. Um eco de Alban Berg no 6.o quarteto de cordas de Claudio Santoro. In: Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Goiania: Editora da Anppom, 2012. p. 2236-2243. |
2012 | FERREIRA, Rafael Ribeiro. Os Quatro Epigramas para flauta solo de Claudio Santoro: do manuscrito (1942) à edição (1975). 2012. 109f. dissertação (mestrado em música) - Escola de Música, UFMG, Belo Horizonte, 2012 |
2013 | MARTINS BELÉM VIEIRA, ALICE. Diálogos de Claudio Santoro com a produção musical contemporânea um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano, Doutorado - USP |
2013 | PINTO, Renato da Costa A tuba na música brasileira: catalogação de obras, análise e sugestões interpretativas da Fantasia Sul América para tuba e orquestra de Claudio Santoro, 162.f. Mestrado - UFBA |
2014 | FERREIRA, S. C. Cláudio Santoro e o clarinete: três estudos, duo e fantasia. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014. |
2014 | SILVA, FELIPE GARIBALDI DE ALMEIDA - Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnicas interpretativas - 2014 |
2016 | Tavares Rios, Angelica. As Três Peças para Clarinete Solo de Claudio Santoro: análise e sugestões de exercícios técnicos para o estudo da obra, Universidade Estadual Paulisa "Júlio de Mesquita Filho” Instituto de Artes, 2016 (TCC) |
2018 | DAL MEDICO, GIULIANO. Fantasia Sul América para violoncelo solo de Cláudio Santoro: analisando uma peça pós-tonal, Faculdade Cantareira, São Paulo, 2018 (TCC) |
2019 | CEVALLOS, S. H. M. Claudio Santoro e a Polônia: aproximações estéticas. Revista Música, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 285, dezembro, 2019. |
2019 | SAMPAIO, João Luiz. Claudio Santoro: 100 ano s de música / João Luiz Sampaio. - Rio de Janeiro: FUARTE, 2019. 112 p; 26cm |
2020 | CEVALLOS, S. H. M. A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola. Revista Música, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 193, dezembro, 2020 |
2020 | MENDES, SERGIO NOGUEIRA; PEREIRA, FLÁVIO SANTOS. O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia |
2022 | SAMPAIO, Vitor; GENARI, Fernando; COSTA, Gustavo - Processo de transcrição da Paulistana n°2, de Cláudio Santoro, para violão e violão Brahms. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1 e 2, p. 143-176, 2022. |
2022 | JUNIOR, José Jonas Gondim Farias; Soares, Bárbara Bianca Carvalho. Fantasia Sul América para violino solo de Claudio Santoro: um memorial autoetnográfico. 8º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2022), UFMG, Belo Horizonte |