Menu

Bibliografia - Livros, Artigos, Monografias, Teses e Periódicos

em ordem cronológica, em ordem alfabética

1937 PROENÇA, E - Colcha de retalhos, Imprensa Comercial, SP
1940 AZEVEDO, L. H. Correa de - Revista brasileira de musica, fasc. 3, p. 285, RJ, 1940/41
1941 SANTORO, Claudio - "Considerações em torno da musica brasileira contemporânea", revista Musica Viva, RJ, março, 1941
1941 SANTORO, Claudio - "Considerações em torno da musica contemporânea nacional", revista Música Viva, RJ, Abril/Maio, 1941
1942 ALMEIDA, Renato, História da musica brasileira, F. Briguiet Editores, RJ
1945 SLONIMSKY, Nicolas - The music of Latin America, Thomas Cromwell Co., New York, 1945; version para o espanhol, Editora Ateneo de Buenos Aires, sob o título La musica latinoamericana, 1947
1948 ACQUARONE, Francisco - História da musica brasileira. Livraria Francisco Alves, RJ
1948 ALMEIDA, Renato - Compêndio de história da musica brasileira, F. Briguiet Editores, RJ
1948 MARIZ, Vasco - Figuras da musica contemporânea, Imprensa Portuguesa, Porto, 1948: Editora da Universidade de Brasília, 1970
1948 SANTORO, Claudio - "Problemas da musica contemporânea brasileira em face das resoluções e apelo do Congresso de Compositores de Praga", revista Fundamentos, SP, agosto, 1948
1949 SANTORO, Claudio - "Problemas da musica contemporânea e o fato histórico social", revista Contraponto, Recife, ano III, no 10
1949 SANTORO, Claudio - "Problemas de musica contemporânea", revista Fundamentos, SP, Março/Abril, 1949
1950 AZEVEDO, L. H. Correa de - Música e músicos do Brazil, Casa do Estudante do Brazil, RJ
1950 MARIZ, Vasco - Vida musical (1a série), Lello Editores, Porto
1952 AZEVEDO, L. H. Correa de; MATTOS, Cleofe P. de; PEQUENO, Mercedes dos Reis; Bibliografia musical brasileira (1820-1950), Instituto Nacional do Livro (MEC), RJ
1952 MURICY, Andrade; AZEVEDO, L.H. Correa de; FRANÇA, Eurico Nogueira;
ALMEIDA, Renato; MARIZ, Vasco - Música brasileira contemporânea (estudos), Editorial Apis, Rosário, Argentina
1953 FRANÇA, Eurico Nogueira - A musica no Brazil, Serviço de Documentação (MEC), RJ
1953 MOSER, Aloys - Panorame de la musique contemporaine (1947-1953), Editions René Kister et Union Européenne, Genebra/Monaco
1955 SANTORO, Claudio - "O VIII Plano Sinfônico dos compositores soviéticos", revista Fundamentos, SP, setembro, outubro, 1955
1956 AZEVEDO, L. H. Correa de - 150 anos de musica no Brazil, Livraria José Olímpio, RJ
1957 BANDEIRA, Antônio Rangel - Caixa de music, Serviço de Documentação do MEC, RJ
1957 SANTORO, Claudio - " Música brasileira or musica concreta", Notícias de Hoje, SP
1958 PAHLEN, Kurt - História universal da music, Edition Melhoramentos, SP, 1958 (1964, 2a. edition)
1962 CHASE, Gilbert - A guide to the music of Latin America, Pan American Union and Library of Congress, Washington D.C.
1962 ELLMERICH, Luis - Guia da musica e da dança, Editora Boa Leitura S.A. SP
1962 SAMUEL, Claude - Panorame de l’art musical contemparain, Culinari, Paris
1965 MARIZ, Vasco - Vida musical (2a series), Serviço de Publicações do MRE, RJ
1965 VINTON, John - "Current chronicle; analysis of Santoro’s 6th Quartet for Strings", Musical Quartely, vol. 51, New York
1967 EMBAIXADA DO BRAZIL - L’art au Brésil, Berna
1973 BARROS, Armando de Carvalho - A music, Companhia Americana, RJ, 1973 (1st edition); 1974 (2nd edition)
1974 IAFELICE, Carlos - Gênios da music, Livraria Trio, RJ
1975 CONTIER, Arnaldo Daraya - A musica brasileira contemporânea (separata dos Anais de História), Ano VII, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, SP
1977 ARETZ, Isabel - America Latina en su musica, Unesco, Paris
1977 BÉHAGUE, Gérard - Music of Latin America: an introduction, Prentice Hall, New Jersey
1977 SOUZA, Márcio - A expressão amazonense, Editora Alfa Ômega, SP
1977 CONTIER, Arnaldo Daraya - Música e ideologia no Brasil, Editora Novas Metas Ltda., SP, 1977; 1985, 2a edição revisada e ampliada
1979 BÉHAGUE, Gérard - La musica en Latino America, Monte Avila Editores, Caracas
1981 NEVES, José Maria - Música contemporânea brasileira, Ricordi Brasileira, SP
1983 APPLEBY, David - The music of Brazil, Texas University, Austin
1983 GODOY, Mônica de - Claudio Santoro: overview of his piano works and analysis of the fourth piano Sonata (dissertation), Hartt Scholl of Music, 1983; New England Conservatory, 1985, Thesis (D.M.A.) - Boston University, 1994?
1983 MAUÉS, Igor Lintz - Música eletroacústica no Brazil: 1956 - 81 (dissertação de mestrado), ECA - USP
1985 MARCO, Tomás -Historia general de la musica, vol. IV, "El Siglo XX", Editoras Istmo, Madri
1985 MARIZ, Vasco - A canção brasileira, Livraria Progredior, Porto, 1948, com o título "A Canção de Câmara no Brazil"; Nova Fronteira, RJ
1985 RODRIGUES, AMARILIS GUIMARÃES. Os recursos expressivos na interpretação da Sonata no. 4 de Claudio Santoro. 13/12/1985, Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
1991 MAGALHÃES VASCONCELOS, ERICK. The symphony no. 4, "Brasilia," by Carmargo Guarnieri and the symphony no. 6 by Claudio Santoro in Brazilian twentieth-century nationalist symphonic music (Dissertation: Thesis (D.M.A.) - University of Texas at Austin)
1992 ABREU, Maria e GUEDES, Zuleika Rosa - O piano na musica brasileira, Editora Movimento, Porto Alegre, RS
1993 MAUÉS, Igor Lintz - A musica eletroacústica de Claudio Santoro (tese de doutorado), Universidade de Viena
1994 KATER, CARLOS. O programa radiofônico Música Viva. In: Cadernos de Estudo: Educação Musical 4/5. São Paulo: Atravez,
1994 MARIZ, Vasco - Claudio Santoro, biografia, Editora Civilização Brasileira, RJ
1994 MARIZ, Vasco - História da musica no Brazil, Editora Civilização Brasileira, RJ, 1994; version em espanhol editada pelo Centro de Estudos Brasileiros, Lima, Peru, 1985
1994 SOUZA, Márcio - Breve história da amozônia, Editora Marco Zero, SP
1995 CHACON, Araceli - Claudio Santoro: his life and an analysys of the Sonata n. 3 for piano
1995 FUNDAÇÃO MOINHO SANTISTA - Prêmio Moinho Santista, quatro décadas de incentivo à Cultura
1995 TONINI, Virgínia Maria Bruno de Carvalho. Uma análise estilística de duas obras de Claudio Santoro: Primeira série de 4 peças (1942) e Paulistana no 1 (1953). Monografia apresentada ao Centro de Ciências Humanas e Artes - Departamento de Música e Artes Cênicas. Uberlândia, 1995. 39 p.
1996 KUBOTA, MARLY. A sonata na música pianística de Claudio Santoro. 19/04/1996, Mestrado. UFRGS - MÚSICA
1997 GANDELMAN, Salomea - Compositores Brasileiros, Editora Relume Dumará, 1997
1997 POTTHOFF, AYRES ESTEMA. A música de câmara com flauta, composta por Claudio Santoro entre 1946 e 1947 uma abordagem fenomenológica. 01/12/1997, 1v. 125p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
1998 NASCIMENTO, MARIA CRISTINA DO. A Sonata n.3 de Claudio Santoro sob a concepção de um novo Nacionalismo. 01/04/1998. 1v. 101p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
1998 SANTORO MOREIRA, Fernando José de - O pão de açúcar de cada dia: Perfil do maestro Claudio Santoro. Dialoghi, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1/2, p. 143-146, 1998.
1999 MENDES, SERGIO NOGUEIRA. Claudio Santoro e a Expressão Musical Ideológica. 14/05/1999, Mestrado. UNIRIO - MÚSICA
1999 ALIMONDA, Heitor. "Lembranças importantes de uma amizade muito importante". Brasiliana. Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música . n. 2. Rio de Janeiro, maio de 1999. pp. 34-37.
1999 SALMERON, ROBERTO A. A universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Editora Universidade de Brasília, 1999. ISBN: 85-2300545-5
2001 HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Aplicação da análise Schoenberg-Schenkeriana à Sonata nº 3 para piano de Claudio Santoro. 01/03/2001. 1v. 73p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
2001 KATER, CARLOS. Música Viva e H. J. Kollreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Atravez
2001 LÍVERO DE SOUZA, IRACELE & PASCOAL, MARiA LÚCIA. Claudio Santoro – três prelúdios sobre uma série: um estudo de análise e interpretação, Música HODIE, Vol. 1 - Nº 1/2 - 2001
2001 LINHARES ROSA, ROBERVALDO. Obras Dodecafônicas para Piano de Compositores do Grupo Música Viva: H. J. Kollreutter, Claudio Santoro, C. Guerra-Peixe e Edino Krieger – Uma Proposta Interpretativa. 22/06/2001. (Mestrado). UNIRIO
2002 SANTORO, Carlota - "Resgatando Memórias de Claudio Santoro" RJ
2002 SOUZA HUE, JOSÉ EDUARDO DE. As Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes: Uma proposta interpretativa. 01/05/2002. 2v. 282p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
2002 PALHARES, TAÍS HELENA. “Música Viva e Música Nova: um estudo comparativo de duas tendências de vanguarda através da análise de uma obra de Claudio Santoro e uma obra de Gilberto Mendes”, (Mestrado) Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, 2002
2002 VIANEY DOS SANTOS, José. "Thirteen Canções" : a song cycle by Claudio Santoro
(Dissertation: Thesis (M.S.) - Shenandoah University)
2003 BELLARD FREIRE, JOÃO MIGUEL. Pianistas e Claudio Santoro: em estudo etnomusicológico. 01/01/2003. 2v. 256p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
2003 TSI GERBER, DANIELA. Paulistana n.2 de Claudio Santoro: uma análise rítmica. 01/03/2003. 1v. 65p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - MÚSICA
2003 LÍVERO DE SOUZA, IRACELE APARECIDA VERA. Santoro: Uma História em Miniaturas - Estudo analítico-interpretativo dos Prelúdios para Piano de Cláudio Santoro. 01/08/2003, 2v. 580p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - ARTES
2004 VILLAR CALDEIRA SIMÕES, CLAUDIA MARIA. A "Sinfonia nº 10 Amazonas" de Claudio Santoro e o seu perfil pós-moderno. 01/09/2004, 1v. 175p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA
2004 CASTRO CARNEIRO, GYOVANA. Momentos Brasileiros para Piano a Quatro Mãos. 01/04/2004, 1v. 241p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - MÚSICA
2004 ACASTRO EGG, ANDRÉ. O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil (anos 40 e 50). 01/09/2004. 2v. 148p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - HISTÓRIA
2004 PIMENTEL, BEATRIZ. The piano works of Claudio Santoro a microcosm of his musical style (Dissertation: Thesis (D.M.A.) - University of Houston, 2004)
2004 COELHO de SOUZA, Rodolfo. Rigor e liberdade no Quarteto n.o 6 de Claudio Santoro. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2004, 2004, Curitiba. Programa e Resumos do Simpósio de Pesquisa em Música 2004. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da UFPR, 2004. p. 13-14.
2005 PALHARES, TAÍS HELENA. "A Menina Exausta de Claudio Santoro: Uma Análise Estrutral, Estética e Ideológica". parte da dissertação de Mestrado. Música HODIE, Vol. 5 - Nº 2 - 2005, (vide 2002)
2005 MARQUES DE OLIVEIRA, REINALDO. Claudio Santoro e o Dodecafonismo: Um Procedimento Técnico Singular. 14/10/2005, 1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ARTES
2005 SILVA, MICHELLE LAURIA. "As Sonatas para Violino e Piano de Claudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos". (Mestrado) Escola de Música da UFMG, 2005
2006 FARTO CONTESINI DE MATTOS, WLADIMIR. Análise rítmico-prosódica como ferramenta para a performance da canção: um estudo sobre as canções de câmara de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes. (Mestrado) UNESP
2006 HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. "Claudio Santoro e os Prelúdios para Piano: Um microcosmos das Técnicas composicionais do século XX", paginas 109 - 120 da Revista da Academia Nacional de Música Volume XVII do ano 2006, ISSN:0103-7439.
2006 MARTINS BELÉM VIEIRA, ALICE. O dodecafonismo na 1.a e na 2.a séries de peças de piano de Claudio Santoro. (Mestrado) Escola de Música, Unoversidade Federal de Minas Gerais, 04-2006
2007 MAIBRADA, HELOÍSA. Musical Integration: The stylistic evolution of the music of Claudio Santoro as observed in his works for piano.
Doutorado, University of Maryland, E.U.A
2007 COSTA GOMES, MARIANA. Mediação Música e Sociedade: Uma Análise das Perspectivas Ideológicas e Estéticas de Claudio Santoro, a partir de sua correspondência pessoal. Mestrado, UnB
2008 ALMADA, Carlos de Lemos. O dodecafonismo peculiar de Cláudio Santoro: análise do ciclo de canções A Menina Boba. 2008. Disponível em: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/233/213
2008 PEREIRA, ANTONIO CARLOS DE MELLO. CONCERTO PARA VIOLA DE CLÁUDIO SANTORO. Edição de partitura, redução para viola e piano e subsídios para interpretação.
Mestrado, UNICAMP
2008 FRAGA. VINÍCIUS DE SOUSA. Estudo Interpretativo sobre a Fantasia Sul América para Clarineta Solo de Cláudio Santoro. Dissertação de Mestrado, Salvador UFBA, 2008
2009 DAUELSBERG, CLAUDIO. Concerto N° 2 para piano e orquestra, de Claudio Santoro: Análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição, UNIRIO Rio de Janeiro, 2009
2009 FARIAS, ELSON. Claudio Santoro - Cantor do Sol e da Paz. Editora Valer, 2009 ISBN 85-7512-298-3
2009 MENDES, SERGIO NOGUEIRA. O Percurso estilístico de Claudio Santoro: Roteiros divergentes e conjunção final. Doutorado, UNICAMP
2010 HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Estética Musical e Realismo Socialista em obras nacionalistas para piano de Claudio Santoro: JANELAS HERMENÊUTICAS. Doutorado , UNIRIO
2010 Trefzer Candido, Helder. A Sinfonia 4 de Claudio Santoro. Mestrado, UFRJ. 240 p.
2010 MARQUES DE OLIVEIRA, REINALDO. A conclusão cromática em obras de Arnold Schoenberg e Claudio Santoro. Doutorado, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP- ARTES
2010 LARSEN, JULIANE CRISTINA. A forma sonata em três obras inaugurais diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição. 139f. Mestrado, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP- ARTES
2010 ORNAGHI, Mário André. Claudio Santoro: uma trajetória estético-política (1940-1960). 2010. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel e Licenciado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP
2010 BOTELHO DA SILVA SALGADO, MICHEL. Canções de Amor de Claudio Santoro: Análise e contextualização da obra, SP, 2010 USP, Mestrado
2011 DAWSON OLIVEIRA RIBEIRO, Hanry. A Figura de Claudio Santoro no cenário musical brasileiro do século XX: Um olhar intimista - Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Música da Faculdade Santa Marcelina, em cumprimento parcial às exigências para obtenção do título de Bacharel em Música (Violino), SP
2011 HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Paulistana Nº 1 para Piano de Claudio Santoro : Elementos Nacionalistas e Social Realistas. Música Hodie, v. 10, p. 47-69, 2011
2011 HARTMANN SOBRINHO, ERNESTO FREDERICO. Dodecafonismo, nacionalismo e mudanças de rumos: uma análise das 6 Peças para piano de Claudio Santoro e das Miniaturas n. 1 para piano de Guerra-Peixe. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 17, p. 97-132, 2011
2011 LARSEN, Juliane; COELHO de SOUZA, Rodolfo. O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Claudio Santoro. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Goiania: Editora da Anppom, 2011. p. 1794-1799.
2012 COELHO de SOUZA, Rodolfo. A recepção das teorias do dodecafonismo no últimos Quartetos de cordas de Claudio Santoro. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v.24, p. 329-350, 2012
2012 COELHO de SOUZA, Rodolfo. Um eco de Alban Berg no 6.o quarteto de cordas de Claudio Santoro. In: Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Goiania: Editora da Anppom, 2012. p. 2236-2243.
2012 FERREIRA, Rafael Ribeiro. Os Quatro Epigramas para flauta solo de Claudio Santoro: do manuscrito (1942) à edição (1975). 2012. 109f. dissertação (mestrado em música) - Escola de Música, UFMG, Belo Horizonte, 2012
2013 MARTINS BELÉM VIEIRA, ALICE. Diálogos de Claudio Santoro com a produção musical contemporânea um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano, Doutorado - USP
2013 PINTO, Renato da Costa A tuba na música brasileira: catalogação de obras, análise e sugestões interpretativas da Fantasia Sul América para tuba e orquestra de Claudio Santoro, 162.f. Mestrado - UFBA
2014 FERREIRA, S. C. Cláudio Santoro e o clarinete: três estudos, duo e fantasia. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.
2014 SILVA, FELIPE GARIBALDI DE ALMEIDA - Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnicas interpretativas - 2014
2016 Tavares Rios, Angelica. As Três Peças para Clarinete Solo de Claudio Santoro: análise e sugestões de exercícios técnicos para o estudo da obra, Universidade Estadual Paulisa "Júlio de Mesquita Filho” Instituto de Artes, 2016 (TCC)
2018 DAL MEDICO, GIULIANO. Fantasia Sul América para violoncelo solo de Cláudio Santoro: analisando uma peça pós-tonal, Faculdade Cantareira, São Paulo, 2018 (TCC)
2019 CEVALLOS, S. H. M. Claudio Santoro e a Polônia: aproximações estéticas. Revista Música, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 285, dezembro, 2019. 
2019 SAMPAIO, João Luiz. Claudio Santoro: 100 ano s de música / João Luiz Sampaio. - Rio de Janeiro: FUARTE, 2019. 112 p; 26cm
2020 CEVALLOS, S. H. M. A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola. Revista Música, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 193, dezembro, 2020
2020 MENDES, SERGIO NOGUEIRA; PEREIRA, FLÁVIO SANTOS. O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia
2022 SAMPAIO, Vitor; GENARI, Fernando; COSTA, Gustavo - Processo de transcrição da Paulistana n°2, de Cláudio Santoro, para violão e violão Brahms. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1 e 2, p. 143-176, 2022.
2022 JUNIOR, José Jonas Gondim Farias; Soares, Bárbara Bianca Carvalho. Fantasia Sul América para violino solo de Claudio Santoro: um memorial autoetnográfico. 8º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2022), UFMG, Belo Horizonte